quarta-feira, 6 de maio de 2009

DELICATESSEN: MY BABY JUST CARES FOR ME


Estão todos convidados a ouvir My Baby Just Cares For Me, segundo CD da banda de jazz Delicatessen, gravado entre julho e agosto de 2008, em Porto Alegre.
O novo trabalho do grupo, produzido por Beto Callage e Carlos Badia, valoriza mais o jazz que o CD de estréia, Jazz+Bossa. Naquele, come-se quase sempre com a dissonância que a bossa nova fez parir no samba. Os arranjos são enxutos, econômicos, delicados e são desses elementos que surge sua beleza. Também é um grande disco, tanto que já vendeu mais de 20 mil cópias aqui no Brasil e no exterior, principalmente, no Japão. Por ser totalmente independente, isso já é uma verdadeira façanha; tanto mais quando se levam em conta as dificuldades de distribuição e divulgação, mesmo nos escassos programas de jazz em nosso rádio. O trabalho da banda ganhou notoriedade através dos shows pelo país e do uso da internet por meios de blogs e do My Space.
Mas sempre fica a expectativa por parte da crítica para se saber como o artista vai-se sair em seu segundo trabalho. Principalmente, se o primeiro foi coberto de sucesso, pois não é raro surgir trabalhos irregulares que produzem descontinuidades ou hiatos na carreira do artista.
No caso do Delicatessen essa regra foi totalmente quebrada de forma positiva, pois o disco é bom de cabo a rabo. Chamam atenção em especial mais uma vez a elegância da execução e da técnica de Carlos Badia ao violão e o disposto, às vezes contido, e tão belo baixo de Nico Bueno.
Confesso que fiquei curioso quando soube do título disco. Isso porque Nina Simone interpretou my baby just cares for me, numa gravação histórica, cheia de emoção e definitiva. Fiquei pensando: o que será que Ana Krüger vai aprontar com a canção de Gus Kahn e Walter Donaldson? Pensei ainda: essa moça é corajosa! E logo lembrei de Elis Regina. Da sua incrível capacidade de tornar interpretações suas imortais, inesquecíveis e únicas. Elis gravou, tchau! Não dava mais pra ninguém. Era duro até para outras grandes cantoras deixar sua marca. Pois já ouvi muita gente grande derrapar quando se trata de reinterpretar. Algumas músicas parecem, na verdade, que foram feitas para só uma única voz. Têm somente uma dona e as demais intérpretes sempre caem na armadilha de copiar a expressividade do canto singular. Ai acalmei-me: pelo menos ambas são gaúchas como se isso fosse certificado de garantia.
Mas Ana Krüger não deixou por menos: fez uma interpretação diferente da composição e ali seu canto nos deixa alegres e leves. Dá um novo sentido à canção em grande interpretação. Tudo isso se torna ainda mais relevante porque, como soube, a cantora canta jazz há pouquíssimo tempo e, ao ouvi-la, tem-se a impressão de estar-se defronte de uma veterana. A emissão da voz é perfeita e a técnica vocal é executada com naturalidade. Como se não bastasse, corrobora tudo isso nas faixas Be Careful, It’s My Heart de Irving Berlim e My Foolish Heart, dos compositores Victor Young e Ned Washington, também pontos altos do disco. A música do Delicatessen é delicada e se você ainda não ouviu, sugiro-lhe reforçar sua cedeteca com os dois CD’s. Bom proveito!

6 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Não posso tecer comentários sobre esse CD - que parece ser um apetitoso quitute musical - porque ainda não me foi dada a oportunidade de ouvi-lo. Um certo amigo, cujo nome não cometerei a indiscrição de mencionar, me havia prometido o referido petisco mas, ao que parece, olvidou-se da promessa.
Não obstante, o rega-bofe de sábado está mantido.
Beijo grande!

Celijon Ramos disse...

Ah, ah...! Não esqueci não. A promessa será cumprida e logo ouviremos juntos. Claro, está confirmado nossa conviva para sábado.
Beijão!

figbatera disse...

O primeiro cd do grupo eu tenho; gostei!
Pelos comentários aqui parece que este segundo tb vale a pena. A conferir.

Fafá disse...

Exclente idéia de escrever sobre o Delicatesseen.Sem sombra de nenhuma dúvida, excelente grupo.
Bj

Jarbas Couto e Lima disse...

Meu Querido Celijon,
Gostaria muito de poder dividir, em breve, esse prazer musical com você. Mais uma vez, você dá uma excelente dica para nosso ouvidos.
Sinto sua falta!
Um abraço!
Jarbas

figbatera disse...

Estou aqui ouvindo; é muito bom mesmo!
Gosto muito desta cantora.