quarta-feira, 2 de setembro de 2009

JAYR TORRES TRIO NO JAZZ DAGEMA


Foto: Fafá
A apresentação de Jayr Torres Trio, sábado passado no Jazz Dagema, confirmou as razões pelas quais o baterista Isaias Alves foi o vencedor do Batuka! Brasil deste ano. A atuação do musicista revela uma agilidade frenética e com muita energia; noutras vezes o que domina é a parcimônia, quase a paz. O resultado disto tudo são sons leves, suaves – quando o músico demonstra todo o domínio na técnica das vassourinhas com as quais acaricia sua bateria, ou sons vivos, firmes e decididos, quando emprega as baquetas.

Foto: Fafá
Por todos os aspectos que se queira analisar, a verdade é que ao se ouvir Isaias Alves tem-se a sensação de estar-se diante de um músico completo e já grande. Não se contenta em formar a seção rítmica, esbanja seu talento trazendo a bateria para frente da cena e com isso quem ganha é o trabalho coletivo do trio para o qual muito contribui a condução serena e segura do contrabaixista Carlos Raqueth.
Antes que mais se diga, é importante ressaltar a condução impecável do líder Jayr Torres que, além gerar solos hipinotizantes, limpos, tem a generosidade de ressaltar a participação envolvente de cada um dos membros do combo. Não há vaidades e cada músico pode desfilar, nota por nota, a possibilidade do improviso, demonstrando o estágio de evolução de sua técnica de execução.

Esse resultado harmônico desejável, no entanto, é difícil de ser atingido no jazz. É aqui que reside o ardil da batuta do músico-lider e demonstra-se a funcionalidade e a virtual genialidade do líder do combo. Um excesso no controle dos membros pode arruinar a fluência rítmica, assim como se torna perigoso permitir a sobressalência desmedida de egos dos músicos. O resultado, nesse caso, geralmente é a destruição do sentido harmônico do grupo.
Quando isso ocorre, literalmente, jaz e fim de papo. Jayr, ao contrário disso, revelou que não é somente um grande guitarrista. Entre outras qualidades, tem a atitude de saber dosar os egos com controle flexível, qualidades que o tornam um verdadeiro capitão.
Pois bem. Jayr Torres Trio vai-se apresentar novamente no sábado (5) no Jazz Dagema. É um show que não se pode deixar de assistir. Até lá!


SERVIÇO

O QUÊ: Projeto Jazz Dagema recebe Jayr Torres Trio.
ONDE: Bar e Restaurante Dagema (Av. dos Holandeses, Ponta do Farol).
QUANDO: Sábado (05/09) a partir das 22h. Couvert artístico R$ 5,00.Informações: pelo telefone (98) 32353588.

3 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Valeu, compadre.
O show foi muito bom e o Isaías toca pra caramba!!!!
Impressionante.
Abração!

Celijon Ramos disse...

Meu compadre,
obrigado prla força.
Desculpe-me por ainda não ter feito comentários em seu blog das últimas postagens. Tenho-as lido a passo de cágados. O tempo tem sido pouco. Além das atividades ordinárias de trabalho, tenho tentado levantar patrocínio para o nosso Jazz Dagema e isso tem me tomado o folêgo. Também meu computador não é um pentium, mas um lentium, que me tem dificultado as ações.
Espero ter boas notícias em breve.

Um abraço fraterno!

pituco disse...

celijon san,
tô curtindo teu blog ao som do patrício no contrabaixo...rs

abraçsons pacíficos