domingo, 13 de dezembro de 2009

CHEGOU JURISCULTURA


Jur!sCultura! surgiu não só para integrar o mundo do saber jurídico, mas para lembrar a seus leitores que as leis são produzidas a partir do tecido social e por isso refletem o estágio cultural de uma sociedade.

Só por isso já seria de louvar a edição de seu primeiro número, ocorrida neste mês de dezembro. A publicação é uma iniciativa da Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão, a AMATRA XVI.

Parabenizo o presidente da entidade o Juiz Érico Renato Serra Cordeiro e também o diretor cultural e social da associação o Desembargador James Magno Araújo Farias por superar as dificuldades e trazer à luz uma revista que, ao falar de justiça, não deixou de evidenciar que a formação da vida de cada pessoa tem muitas outras dimensões. A sensibilidade do novo veículo fica logo a mostra na capa que traz o belo quadro Santa Clara do grande pintor maranhense Fransoufer cujo trabalho é enfocado na página 28.

Mas, muitos que estão acostumados a imaginar nossos juristas atidos em meios a processos volumosos e sentenças infindáveis, serão surpreendidos com os pendores literários de nossos juristas. Estão lá para nos lembrar disso artigos como Clube da Esquina 2, de Érico Cordeiro, preciso na informação, sonoro e cheio de emoção sobre um disco antológico para música brasileira, também O encontro entre cinema e pintura, pela cineasta Maria Thereza Soares. Há entrevista valorizando a experiência e a memória e, ainda, uma excelente resenha do livro de Tony Judt Pós-Guerra: uma história da Europa desde 1945, por James Magno. Mas continue folheando a revista e se deparará com o carinhoso e engraçado conto Uma escova e uma história de Bruno Motejunas. Está tudo lá juntamente a artigos sobre as coisas do direito como o tema do assédio moral, por exemplo, tão presente no dia a dia das empresas e dos trabalhadores brasileiros.

Jur!sCultura! é uma revista informativa, leve e inteligente que não fala só ao público do Direito e deve estar nas mãos de todo havido leitor. Torço por uma maior divulgação e grande sucesso. Vamos logo ao número dois!

5 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Valeu mesmo, compadre.
O segundo número, programado prá sair em junho, já está sendo gestado com o mesmo carinho deste primeiro.
Beijo grande!

Celijon Ramos disse...

É isso aí meu irmão. Quando a gente toca projetos que envolvem coisas que amamos sempre se dá um jeito de superar as inúmeras dificuldades; e no final, muito vale a pena. É gratificante.
Abração, querido!

Salsa disse...

Parabéns, meninos.
Sabe-se da dificuldade para produzir algo que contextualize a técnica, os saberes, que restitua a dimensão humana ao trabalho.
Espero que a revista tenha longa vida.

pituco disse...

vida longa à juriscultura!

e sucesso a todos envolvidos nessa plubicação.

abraçsons
ps.sugestão...cada edição poderia ganhar uma versão virtual, logo após à publicação subsequente?

Celijon Ramos disse...

Salsa e Pituco, obrigado pelas visitas. Também é minha expectativa e, por isso, tento estimular a Érico. Quanto à revista virtual, creio seja um outro passo que poderá ocorrer no futuro. Ao trabalho érico,pois é uma boa idéia.

Abraços a todos vocês!