sexta-feira, 3 de abril de 2009

LOPES BOGÉA: É PRA BALANCAR NO CONGÁ.


Em tempos de balaios alquebrados pela falta de apoio do povo na rua à sua causa, é tempo de saudar o excelente registro pela Saravá Discos do CD Balançou no Congá, que recolhe parte da representativa obra do compositor Lopes Bogéa.
O selo, que pertence a Zeca Baleiro Santos, também já registrou em CD os sambas de Antônio Vieira e com isso presta grande serviço à memória musical de nossa gente. Fica como sugestão também a necessidade de fazer o mesmo com o trabalho de Cristóvão Alô Brasil, compositor que não pode ficar esquecido.
Balançou no Congá revela belos sambas, baiões, xaxados e os arranjos recuperam uma aura de um tempo que já parece perdido no samba que hoje se faz. Mas chama atenção também a atualidade das composições de Lopes Bogéa como fica evidente logo na abertura com a música Balaiei sim. É o compositor que logo reclama... “balaiei, balaiei/ balalei com meu bem/ o arroz fica com os brancos/ pobre só com o xerém” e logo avisa em Mimo Cheiroso “não entra contrário/ que eu cheguei primeiro/ não entra guerreiro/ que o terreiro é meu”. Além desses recados diretos, o disco é cheio de brejeirice, esperteza e lirismo. É Bogéa mesmo que canta várias de suas músicas e ainda pode contar com as participações especiais de Alcione, Beth Carvalho, César Teixeira, Chico Saldanha, Criolina, Genival Lacerda, o maravilhoso Germano Mathias, Josias Sobrinho, Rita Ribeiro, Tião Carvalho e Zeca Baleiro. Cá pra nós, um time pra balaio nenhum botar defeito. Dá vontade de ouvir mais vezes. É bom comprar.

Um comentário:

Anônimo disse...

strained peripheral middletown explaining curse capitalised ultima bioveda narrows sundia alifont
semelokertes marchimundui