segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Nessa segunda-feira, o compromisso é com a história.


Mais um round da disputa eleitoral para prefeitura de São Luís foi vivido hoje.
No tempo certo, o programa de TV de Flávio Dino, exibido hoje, deixou claro para a população de São Luís todas as chagas políticas que perseguem a biografia política do Sr. João Castelo. Relembrou sua vinculação à ditadura militar e, no nascedouro, ao clã Sarney, do qual inclusive é compadre. Fez refrescar, assim, a memória do eleitor ao lembrar sua indicação biônica ao governo do estado por Sarney e sua má gestão à frente do governo estadual, corroborada na prefeitura de São Luís pela mão de sua esposa Gardênia Gonçalves. Denunciou sua vinculação ao malufismo, bem como a sustentação política que deu aos governos Collor e Fernando Henrique Cardoso e até mesmo a última eleição presidencial, quando apoiou Alckmin e fez oposição sistemática ao governo Lula ao ser Deputado Federal a partir de 2002.
Ressaltou desta forma que Castelo sempre esteve na retaguarda e contra o povo, sendo sua carreira um fracasso administrativo. No contraponto entre as biografias, ficou evidenciado o perfil de Flávio Dino como homem amadurecido no embate da luta dos trabalhadores e determinado a semear a justiça como um bem de todos. Demonstrou que Flávio está com Lula e Castelo não. Refutou todos boatos e mentiras panfletárias que a candidatura de tucano Castelo veiculou ao longo da campanha, colocando a imagem de João Castelo no lugar merecido: a lama, emporcalhado pelos inúmeros processos que responde e pelas dívidas que não paga.Tudo isso foi dito sem resvalar à baixaria, mantendo-se à altura da verdade irrefutável porque o fez sustentado em fatos.
Honrou-nos, assim, sua presença no programa mantendo a política em nível elevado, mas, principalmente, tendo fidelidade à história da política maranhense.João Castelo não merecia sair dessa campanha eleitoral com a imagem de um produto embalado e perfumado. Quanto a isso o marketing não faz milagre: ou o produto é bom por suas qualidades ou não será consumido. No caso em questão, ficou evidente que Castelo não as possui e não merece dessa forma o apoio da maioria do eleitorado.
Um choque de realidade era por demais necessário e bem-vindo. Que venha o debate do dia 24 de outubro! Será que Castelo terá coragem?

Um comentário:

Anônimo disse...

Tomara que tenhamos oportunidade de colocar estes assuntos no debate de hoje.Maciel