domingo, 9 de novembro de 2008

NOTA SOBRE NOTA

Como ouvido bom é o que percebe o seu entorno, pois o faz também a partir do que os olhos captam, faço questão de citar, para informação de nossos leitores, box da Revista Bravo, na edição especial 100 Obras Essenciais da Música Erudita, em que ressalta a grandiosidade e a beleza de A ARTE DA FUGA de Johann Sebastian BACH e de quebra nos dá uma liçãozinha sobre música. E já que o som é mesmo maior que a palavra, o bom mesmo é ouvir a execução da peça musical para deixar entrar a riqueza da técnica contrapontista e engrandecer o espírito. Espero que o texto abaixo sirva de estímulo.


Compositor foi mestre de uma técnica complexa que desafia músicos


“Fuga é uma técnica de composição baseada no contraponto, ou seja, na arte de sobrepor duas ou mais melodias, colocando nota contra nota. A fuga começa com um tema principal entoado por uma voz. As demais vozes entram uma a uma, todas iniciadas pelo mesmo tema. As vozes de uma fuga variam, usualmente, entre três a cinco. Mas fugas com oito ou dez vozes são comuns em formações orquestrais ou corais. O final da ópera Falstaff, de Guiseppe Verde, por exemplo, é uma fuga a dez vozes.
Bach foi mestre nessa técnica “de imitação” em que o mesmo material musical é repetido, iniciando-se com notas diferentes. A estrutura da fuga permite definir em quais intervalos o tema principal pode começar com uma voz. Trata-se de uma das formas de contraponto mais complexas, que, para ser aprendida, demanda a prática exaustiva de exercícios. Por isso, ao longo da história, sempre se relacionou o termo “fuga” á seriedade e à profundidade musical.
A partir do século 19, a “arte do contraponto” deixou de ser a forma privilegiada de composição. Mesmo assim, compositores como Mozart, Beethoven escreveram fugas como peças integradas a trabalhos maiores. No século 20, o contraponto imitativo aparece em obras como as Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos; no nuevo tango repleto de fugas e fugatos de Astor Piazzola; na Cool Fugue, de Leonrd Bernstein, no musical West Side Story, para não falar na bem-humorada So You Want a Fugue, do pianista Glenn Gould, que trata, justamente, das dificuldades para escrever uma fuga.”


Fonte: Revista Bravo: 100 Obras Essencias da Música Erudita, pg 30. setembro, 2008.

Nenhum comentário: