quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

AINDA HOJE, OS 50 ANOS DA BOSSA NOVA*


Estamos comemorando, em 2008, os 50 anos da Bossa Nova. Sem se configurar num movimento em si, a bossa nova mudou o modo de se fazer música no Brasil e influenciou o mundo afora, depois da gravação do disco Chega de Saudade por Elizeth Cardoso, em meados de 1958.
Juntaram-se nela o melhor de nosso samba com um tanto do fraseado jazzístico e outras sonoridades mais para gerar uma música com toques de sofisticação e beleza totalmente inéditas por estas terras.
As dissonâncias de seus arranjos, o canto minimalista e a criação da batida perfeita de violão por João Gilberto, que estava àquela época obcecado em criar uma nova maneira de se expressar com o violão, reinventando desta forma o samba; além da influência da modernidade da música clássica de Villa-Lobos e Debussy, principalmente, sobre Tom Jobim, os temas do apartamento, da praia e do mar, característicos de sua primeira fase e que eram recorrentes nas composições de Vinícius de Moraes, Carlos Lira, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli e Marcos Valle.
É desse caldo cultural que emergiu a superação do estilo de música até então vigente: os sambas-canções. E haja “dor-de-cotovelo”, os amores desfeitos, ( Ninguém me ama, ninguém me quer...), temas preferidos dos compositores da turma do Vilarino. Músicas, aliás, também de grande beleza, mas que elegiam, não raro, temas de sofrimento, geralmente ambientados em boate e regados a enormes goladas de uísque. A música de boate cedeu espaço para o apartamento e o mar. Mudou, por assim dizer, a paisagem da música brasileira, tornando-se mais arejada e diurna.
Aquela geração gostava mesmo da luz e da praia e, assim, mandaram vestir os pijamas de uma só vez, Antonio Maria e Fernando Lobo (Ninguém Me Ama), Adelino Moreira (A Volta do Boêmio, Negue), Lupicínio Rodrigues (Vingança, Nervos de Aço) Nelson Gonçalves e a talentosíssima Dolores Duran de A Noite do Meu Bem.
No entanto, a bossa nova influenciou muito mais na vida social brasileira do que apenas a forma de compor canção. Efervesceu no mesmo compasso do desenvolvimento econômico com reflexo na vida política brasileira – eram os Anos JK e de criação da Brasília de Oscar Niemeyer. Foi e é um verdadeiro sucesso até hoje. Influenciou tanto que tudo que se respirava com ar de diferente, moderno era tachado de bossa nova.
Quando se fala da bossa nova, logo se pensa na Santa Trindade do gênero: Vinícius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto e todas as canções que já estão impregnadas no subconsciente dos apreciadores da boa música no mundo todo. Essa turma compunha demais. Mas não é o bastante para dá-se conta de toda a riqueza da produção musical daqueles anos de glória: não se podem deixar de fora personagens de raro talento como Luis Fernando Freire, o Lula Freire, Johnny Alf, Baden Powell, virtuose de violão preciso cuja técnica de execução é única. Um grupo de artista, que respirava música por cada poro, bebeu dessa fonte e gerou o núcleo do samba-jazz.
Johnny Alf e suas harmonias dissonantes, ecléticas e jazzísticas é a grande influência para João Donato, Maurício Einhorn, Durval Ferreira, os irmãos Castro Neves, o Tamba Trio, Bossa Três, Milton Banana Trio, Bossa Jazz Trio, Som Três, Tenório Júnior, Walter Wanderley, Eumir Deodato, Sérgio Mendes e Zimbo Trio, que, sozinho ou em conjunto, produziram e nos legaram uma música alegre e com muito swing, fundindo o samba ao Jazz. Não é à toa que a maioria faz imenso sucesso nos Estados Unidos e Europa ainda hoje.
Ao fazer 50 anos, ao contrário de que alguns pensam, a bossa nova contínua viva mais que nunca. Sua força é demonstrada na pujança das carreiras de artistas como Rosa Passos, para muitos o João Gilberto de saias, Ana Caram, Luciana Souza, Kay Lira, Carol Saboya e Bossacucanova que fazem muito sucesso de crítica e público na Europa e principalmente no Japão. É um canto contido, técnico que remete a tranqüilidade, leveza e beleza, mas tendo sempre presente componentes de emoção. Tudo isso é bossa nova. E é muito natural.

*Celijon Ramos, economista e pesquisador musical.
http://soblonicas.blogspot.com

Nenhum comentário: