domingo, 28 de dezembro de 2008

CLUBE DO CHORO RECEBE CÉSAR TEIXEIRA

O Clube do Choro Recebe fechou com gáudios de ouro o ano de 2008 e recebeu mesmo o ícone da música, César Teixeira.
Em geral arredio a apresentações públicas, César Teixeira fez uma belíssima aparição, ontem (27) no bar Chico Canhoto. Cantou a inteligência de suas elevadas composições, conversou com a platéia, chamou-a para acompanhá-lo em alguns momentos e continuou dando suas alfinetadas naqueles que resolvem cruzar tortuosamente seu caminho, usando da malícia e deboche. Foi quase um escracho.
Mas o que realmente salta aos olhos, ouvidos e ao que sobrou da capacidade de reflexão, é a estatura da obra desse gênio da música e da poesia que, para além de maranhense, deveria ser mesmo do mundo.
Feche os olhos e, quando se houve sua música, é como se estivesse ouvindo Paulinho da Viola, Paulo César Pinheiro, Noel Rosa, ou Cole Porter. E inegável a riqueza melódica e da construção dos versos de suas letras. Só que as imagens e sentidos sugerem e nos levam às esquinas mais próximas a nossa casa, aos bares, aos torresmos regados a boas goladas de cerveja, às prostitutas, ao bate papo de aparente pouca conseqüência do dia-a-dia, à crítica das figuras do mando local. Fala da gente, mas sem o ranço do provincianismo. É um construtor de grande lirismo e merecia uma maior divulgação de sua obra. Ao que saiba, gravou somente um CD. É muito pouco para o registro da produção esmerada do artista. Seria animador se ele mesmo se permitisse maior divulgação e topasse novos projetos de discos.
O Clube do Choro do Maranhão está de parabéns, entre outras, pela noite de ontem que confirmou quanto importante é reunir e apresentar o trabalho de nossos melhores artistas da música. Feito maior ainda é aproximá-los; dessas conversas poderão surgir novas criações e belezas. Mas a verdade é que o show de César não sai da cabeça.

11 comentários:

zema ribeiro disse...

cesar, para mim, é o maior. e ponto! abração!

zema ribeiro disse...

ah, e sua informação está correta: gravou um único disco: shopping brazil, lançado em 2004. está finalizando um com a obra de seu pai, bibi silva, e deve entrar em estúdio em breve para um segundo seu. novas, a gente dá no blogue, risos. abração!

Anônimo disse...

eh rapá, não vai mais postar não, é? tô sentindo falta dos novos belos textos.

Celijon Ramos disse...

Agradeço ao Zema pelas informações quanto aos novos cds que estão por ser lançados.
Não deu pra identicar o outro cometário, mas estou querendo escrever sobre o segundo disco de um belissímo grupo e para isso estou ouvindo os dois discos para informar aos leitores... torcendo para que voçês se apaixonem também e comprem ou baixem os discos.

Anônimo disse...

Oi! Tio
Adorei o seu blog,os textos estão ótimos. A escrita,sem dúvida, é uma arte que nos coloca em contato com a imaginação e a realidade.
Aproveite este espaço para expor suas ideias e sentimentos,assim todos poderão conhecer mais sobre você.
Um grande abraço!

Salomão disse...

Celijon,
Fico feliz por te encontrar por aqui amigo... Você mandando ver na nossa cultura... To com um projeto novo com música maranhense aqui em Brasília.
Saudações ludovicenses!!

Celijon Ramos disse...

Feliz fiquei eu por receber teu cometário. Estou lembrando agora de nossa época da escola e me emociono... e fico orgulhoso com teu progresso na música. Vens cantando bem a cada dia. Me fale de teus trabalhos?
Nesse blog, venho tentando contribuir com a música... Estou querendo escrever sobre o Delicatessen, de Porto Alegre. Gosto dá forma como eles fazem música. Se não conheces ainda, é bom ouvir. Ana Krüger canta muito.

Celijon Ramos disse...

Carol, tu és uma gracinha.
Obrigado por me incentivar. Titio agradece.
Beijos

zema ribeiro disse...

ê, rapá, tá de férias de blogue? abraço!

Anônimo disse...

celijon,
o brilhante blogueiro está de férias, é? cadê os textos rapá?
ficamos mal acostumados.
abs,
ricarte

Anselmo Raposo disse...

Favor divulgar
AOS BLOGUEIROS DE SÃO LUÍS
Fico profundamente gratificado pelo gesto dos blogueiros do Jornal Pequeno e de São Luís do Maranhão, reunindo-se para manifestar à sociedade maranhense apoio a minha candidatura à presidência do Senado Federal, como aquela que "atende aos princípios republicanos e democráticos para qualificar as ações" do Congresso Nacional.

minha motivação é buscar o reencontro do Poder Legislativo com a sociedade brasileira. Acredito que o Senado pode resgatar seu papel histórico e atuar como uma instituição contemporânea, realizando a vontade nacional de uma política com ética e voltada para a efetivação de medidas imprescindíveis à modernização do Brasil, como a reforma política e tributária, e a criação de uma agenda ambiental que garante nossa soberania sobre a Amazônia e a sustentabilidade do seu desenvolvimento.

Obrigado pela iniciativa de tão expressivo segmento da inteligência do Maranhão. E que o sucesso da candidatura que represento venha contribuir para o engrandecimento do Poder Legislativo e o resgate da credibilidade da atividade política no nosso País, tão lamentavelmente prejudicada pelas artimanhas das velhas práticas oligárquicas.

Atenciosamente,
Senador Tião Viana
Brasília, 26 de janeiro de 2009